domingo, 18 de março de 2012

Lixo Extraordinário


http://www.youtube.com/watch?v=udpDCiLrg4k
Lixo Extraordinário!

Já é meio antigo (2010), e eu já tinha visto (e me impressionado com) as fotos, mas só hoje vi o documentário, que basicamente pulou no meu colo, não sei bem dizer como.
Enfim, a história é toda inacreditável, fantástica! Começa com um artista plástico dos EUA que nasce numa família pobre de São Paulo. E ele resolveu fazer arte para ajudar as pessoas, planejou fazer retratos de pessoas que trabalham no aterro, com lixo.

Bem, achei muito intenso o documentário como um todo, é excelente, mas me chamou muita atenção o final daquelas pessoas, esse trabalhou mudou a cabeça delas. Parece muito positivo, chegar a uma pessoa com uma condição de vida subumana e mostrar outra realidade a ela, tirar "o espesso véu da ignorância", parece completamente positivo. Mas, e o depois? Como ela vai voltar para aquela realidade com esse novo olhar? Seria como eu, ou você, começar a viver numa situação dessa...
Bem, no final, pelo pequeno texto que exibiram dando um parecer de cada um, parece que ninguém cometeu suicídio, como eu previa.
Outro ponto interessante é: como os nossos problemas se tornam pequenos e insignificantes perto de uma realidade tão brutal quanto essa. Eu praticamente não dormi depois de dar uma aula que não foi tão fabulosa quanto eu gostaria. Será isso um problema realmente grande?
Por fim, o que fica mais forte pra mim é que separar o lixo no conforto do meu lar, é pensar no final da "cadeia produtiva" e ajudar a tornar um pouco mais digna a vida de quem vive da reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos eduquemos juntos.