domingo, 17 de abril de 2011

Coragem


Faz algum tempo que eu venho pensando, prestando atenção, esperando um tópico bom o bastante pra ser postado no blog! E como uma coisa leva a outra...
Na sexta, meu namorado perguntou se eu poderia espera-lo fazer natação depois da facul. Claro, que sim! Entretanto, não havia levado o material de leitura para monografia, bom, não tive dúvidas, dei uma passada na biblioteca, e entre um e outro escolhi "Breve Romance de Sonho" de Arthur Schnitzler (sim, o que inspirou o filme "De Olhos Bem Fechados").
Bem, pra resumir a história, Fridolin fica com ciúme, de algumas confissões da mulher, e sente-se desconfortável em voltar pra casa. Em algumas passagens ele utiliza os termos coragem e covardia. Ele se questiona se foi covardia não brigar com um jovem que esbarrou e riu dele. Se foi covardia ter belas jovens ao seu alcance e não trair sua mulher, mesmo louco de ciúme.
O que eu penso é que pra mim é mto óbvia a resposta, agora. Não, precisa ter coragem pra se atracar numa briga, ou pra desfrutar prazeres carnais. Precisa de coragem para engolir uma ofensa, em nome da paz.
Claro, eu não pensei sempre assim, foi um processo interessante essa minha mudança de conceito.
Alguns anos atrás assisti com meu namorado e um grupo de amigos ao filme "Crash - No Limite" (muito bom por sinal) e em certo momento do filme, um policial pára um casal e pede pra que eles desçam do carro e começa a passar a mão na mulher, o marido não reage e eles vão embora.
Foi uma polêmica, uns, como eu, ficaram com muita raiva do marido, onde é que já se viu deixar aquilo acontecer a própria mulher, ser ofendida e humilhada.
Eu precisei de ficar uma noite em claro pra entender o ponto de vista do meu namorado:
O marido precisou de muito mais coragem pra (não aceitar, mas) não reagir, e ele o fez em nome do amor que nutria pela esposa, qualquer reação e ele poderia ser preso, ou agredido, ou morto, ou inclusive ela poderia sofrer mais.
Não sei se consegui me expressar, mas acredito que às vezes nosso conceito de coragem é imposto e se não questionarmos teremos um valor da vida deturpado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos eduquemos juntos.