segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Feliz Plástico Novo!

Olha, esse ano vai acabando e eu devo aproveitar e me desabafar! O PLÁSTICO É O MAU DO SÉCULO!!! Eu não ia dizer isso com medo de me passar por eco-chata, mas francamente, ninguém vem fazendo o dever de casa. Tudo bem, tudo bem, eu tenho absoluta certeza de que minha visão, em vários aspectos, se difere muito da dita sociedade, e eu costumo sofrer desse mal com resignação. Acontece que, a dita sociedade vive berrando aos quatro cantos do mundo, que viva o meio ambiente, e que sacolas verdes são a última moda, e que quem joga lixo pela janela não é "cool". Só dizer isso já é legal, eu que vivo do meio ambiente fico feliz em poder ser pauta em jornal. Entretanto, estou ouvindo muito e vendo pouco.

Quando você diz uma coisa e faz exatamente o oposto, isso significa que tais dizendo por dizer, e fica, para mim, mais triste e desesperançosa a questão. Quantas pessoas falam de reciclagem? Todo mundo sabe o que é, todo mundo aceita como sendo uma boa opção, mas quantos separam em suas casas? Eu só conheço eu! Tá e algumas pessoas do meu curso, mas eles tb vivem de meio ambiente, da sociedade em geral, não conheço que o faça. E dos que fazem, quem vê o lixo sendo coletado diferente? Quando o caminhão seletivo não passa na minha rua (só sexta de manhã, mas às vezes falha) eu vou na cooperativa levar. Agora, qual a verdadeira eficiência disso? Do lixo que eu limpei, separei, e chegou na empresa de reciclagem, quanto pode ser reaproveitado? E pra virar o que?

Neste vídeo: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/dianna_cohen_tough_truths_about_plastic_pollution.html
Cohen diz que uma garrafa PET não pode ser garrafa PET novamente... Meu Deus, quantas garrafas PET´s passam pela sua mão em um ano, quantas passaram em 2010?
Ah, pra quem for assistir ao vídeo, a "espiral" a que ela se refere são os grandes giros do oceano, o centro, por onde as correntes correm em volta!

São muitos os animais encontrados com plástico no trato digestivo, essa tem sido a maior causa de morte entre as centenárias tartarugas marinhas. Elas comem o material que pode perfurar ou obstruir o trato digestivo, outro problema reside na baixa densidade do material que impede os bichanos de submergirem, para, por exemplo se proteger no caso de tempestades.

Enfim, peço que neste natal, tu ponhas a mão na consciência, sem medo, e se pergunte quão bem estais desempenhando seu papel em relação ao meio ambiente.
Pare de papagaiar/repetir o que a mídia diz e questione, o que vc realmente pensa de plásticos solto pelo mundo. Se quiseres ter uma voz mais ativa, fica uma dica:
http://www.e-lixo.org/
No site, voltado para a cidade de são paulo, podes achar pontos de coletas de qualquer tipo de lixo, desde televisão até cachorro morto (pra alguns isso é lixo).

E quem gosta do assunto: http://www.globalgarbage.org/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos eduquemos juntas.