terça-feira, 4 de maio de 2010

Economia ecológica!

Acabo de sair de uma das maravilhosas aulas de Ecologia dos Sistemas... Entre outras coisas, foi colocada aquela questão, que quem viu o videozinho the story of stuff (http://www.youtube.com/watch?v=gLBE5QAYXp8) já conhece. No atual sistema econômico, não contabilizamos o gasto natural. Assim, quando vendemos o peixe, para o exterior, recebemos o equivalente a extração do peixe, e a energia que ele utilizou, os recursos, o plancton que ele comeu de nossas águas vai de brinde. Por isso sempre que vendemos matéria prima nos lascamos, não é por que vamos comprar essa matéria manufaturada por muito mais, é pq ao vender o ferro, não quantificamos o gasto natural que nosso território teve antes de ele estar disponível pra ser retirado...
Eu sou nova no assunto, mas o fato de simplesmente pegar dinheiro emprestado, e pagar, sem juros, já há perda de dinheiro, pois o nosso tem um valor diferente...
Hum, não sei se estou sendo clara e correta, o assunto me interessa MTO, se para alguém mais, acho que tenho um site legal: http://www.ecoeco.org.br/index.html.

Um comentário:

  1. Amada Keith,
    Concordo com o que você disse. E penso o seguinte:
    O ser humano enumerou o tempo para medi-lo.. "ainstein" provou que o "mesmo" tempo é relativo e que sofre distorção em função de outra variável.. na época devem ter rido dele.. e hoje dizem tratar-se da velocidade.
    O dinheiro enumerou as coisas para valoriza-las..
    Logo, por semelhança, prova-se pelos estudos, que o "mesmo" dinheiro sofre distorção em função de outra variável.. resta identificar essa variável.
    Quem não entende pode rir, por enquanto!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Nos eduquemos juntas.