segunda-feira, 22 de julho de 2013

o Discruso

Fiquei pensando... porque agora isso tudo? De manifestações?

- O povo está cansado.

Do que? De corrupção, injustiça, exploração e opressão? Tipo o que existe desde Sócrates?
Os motivos existem e justificam, mas não bastam. Penso que primeiro existem os protestos mundiais que nos inspiraram. Mas, simplificando para uma analise puramente nacional, penso que a junção de dois movimentos em um só se deve, nesse momento histórico, a dois fatos:

Quanto aos despolitizados, como eu, nossa ingenuidade de acreditar que somos livres para protestar. Que vivemos em um país lindamente livre e democrático, onde a voz do povo é a voz de Deus. Não vivemos em movimentos sociais para sabermos a opressão injusta e desumana que sofrem os que questionam aos gritos. Nós apenas acompanhávamos pela televisão o discurso de que a polícia só revida justamente, contra bandidos e desordeiros. Assim, não temos nada a temer!

Quanto aos politizados, acredito que se sentiram mais seguro no governo do PT, da Dilma. Seria muito incoerente mandar todo mundo preso, torturado, assassinado. E esses afinal gritam mesmo com medo, mesmo com risco, mesmo sozinhos.

E eis que estamos nessa encruzilhada, nessa pequena "guerra fria".
Vai cair a máscara e veremos o Estado tirano que existiu desde sempre? Que vem usando força militar para reprimir manifestantes colhidos aleatoriamente (veja esse vídeo).
ou
Irá assumir o discurso de que vivemos em uma sociedade livre e democrática? E aí veremos o novo e inusitado.

Vídeos disseminados pela internet colocam em cheque o discurso. E calar está se mostrando uma missão impossível, com todas as táticas não letais adotadas. O que me faz acreditar que em breve o Estado terá que ceder e buscar medidas reais e efetivas de acabar com a corrupção, injustiça, opre$$ão, exploração e por aí a fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos eduquemos juntas.